Você sabia que o seu psicólogo também tem um psicólogo?
Muita gente ainda se surpreende ao descobrir que psicólogos também fazem psicoterapia. À primeira vista, pode parecer estranho: “Se ele já estudou tanto sobre mente humana, emoções e comportamento, por que precisaria de ajuda?” Mas a verdade é que, assim como qualquer pessoa, psicólogos também vivem desafios, enfrentam dificuldades emocionais e lidam com questões pessoais que precisam de cuidado.
Psicólogos também são humanos
Por trás do consultório, existe uma pessoa com histórias, sentimentos, dúvidas e vulnerabilidades. O fato de termos conhecimento técnico não nos torna imunes às dores da vida. Pelo contrário, muitas vezes a profissão nos coloca em contato constante com situações delicadas, exigindo um espaço seguro para cuidar de nós mesmos.
A psicoterapia como cuidado e ética
A prática clínica exige que o psicólogo esteja bem emocionalmente para oferecer uma escuta de qualidade e um ambiente seguro para seus pacientes. Buscar terapia é uma forma de autocuidado e também um compromisso ético: quanto mais consciente de suas próprias questões, mais preparado o psicólogo estará para não misturar suas vivências pessoais com o processo do paciente.
Crescimento contínuo
Além de acolher dificuldades, a psicoterapia é também um espaço de desenvolvimento. Muitos psicólogos utilizam esse momento para ampliar o autoconhecimento, refletir sobre seus valores e fortalecer recursos emocionais que contribuem tanto para a vida pessoal quanto para a prática profissional.
Um ato de coerência
Assim como incentivamos nossos pacientes a buscarem ajuda quando necessário, também precisamos ser coerentes com aquilo que defendemos. Fazer terapia é um lembrete de que pedir apoio não é sinal de fraqueza, mas de coragem e responsabilidade.
✨ E hoje, 27 de agosto – Dia do Psicólogo, fica um lembrete especial: por trás da profissão, existem pessoas que também sentem, aprendem, se cuidam e se fortalecem para continuar presentes na vida de quem confia em nós.
Parabéns a todos os colegas psicólogos! E que nunca nos esqueçamos de cuidar de nós mesmos, assim como cuidamos do outro.